Pesquisar
Close this search box.

Suplementos Alimentares: tudo o que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre Suplementos Alimentares, você encontra aqui. É adicionado na dieta vitaminas e minerais extras de vez em quando, só para garantir? Quem realmente precisa de suplementos? Acompanhe neste texto algumas dicas e informações sobre o tema.

Seja um esportista de alto rendimento ou atleta recreativo de fim de semana, frequentador ou não de academias ou precisa incluir vitaminas devido a enfermidades, quando utilizados ​​corretamente, os suplementos alimentares são úteis, independentemente da motivação.

Os suplementos precisam possuir o nutriente correto e na dosagem apropriada. Para isso, procure sempre um nutricionista ou outras especialidades médicas para o aconselhamento nutricional adequado.

Até no momento de adquirir o suplemento alimentar é necessário atenção e cuidados redobrados. Dê preferência a produtos com marcas reconhecidas no mercado e locais seguros, como sites confiáveis, farmácias, drogarias, supermercados e lojas especializadas. 

É importante ressaltar que, em raras ocasiões e com supervisão direta médica, os suplementos dietéticos não se destinam ao tratamento de doenças.

É o suplemento alimentar adequado?

Os suplementos são úteis quando os ingredientes certos são ingeridos nas quantidades certas pela pessoa certa e, principalmente, na hora certa, afinal, uma dosagem menor do que a estabelecida não trará o resultado desejado, por outro lado, a superdosagem poderá causar problemas para a saúde do indivíduo.

Portanto, é necessário ficar ciente dos seguintes aspectos:

  • Os suplementos destinam-se a preencher as lacunas que, por exemplo, a falta de determinada nutrição deixa na dieta. Uma vez que cobrem apenas alguns dos componentes da alimentação normal, não podem substituir uma nutrição saudável;
  • A pessoa que possui deficiência nutricional real, precisa de um remédio, que deverá ser receitado pelo médico; e,

O que mais deve ser considerado sobre o suplemento alimentar?

  • Ler os rótulos da embalagem com atenção. Pode haver advertências, restrições de idade ou grupo de pessoas;
  • Seguir exatamente a dosagem indicada na embalagem ou prescrita pelo nutricionista, por exemplo;
  • Ao administrar vários suplementos alimentares ou alimentos fortificados com vitaminas ou minerais como, por exemplo, ferro ou magnésio, certifique-se de que não contenham os mesmos nutrientes. Caso contrário, pode ocorrer a ingestão de grandes quantidades da mesma substância;
  • No uso de medicamentos, é preciso atenção, pois podem existir interações entre os produtos. O profissional da área de saúde deve ser consultado antes de incluir o suplemento na dieta; e,
  • Não permitir que as promessas de propaganda induzam a abandonar ou adiar terapias prescritas por medicamentos sem primeiro falar com o médico.

Como determinar quantos nutrientes uma pessoa realmente precisa?

Todo mundo é único, isso está claro, portanto, é quase impossível dizer a partir das recomendações quais quantidades de um nutriente são ideais para um indivíduo sem a consulta e exames solicitados por profissional especializado. 

Existem inúmeros fatores, desde a genética, o meio ambiente e o estilo de vida pessoal, que determinam a ingestão, armazenamento e consumo de suplementos.

No entanto, é útil orientar-se sobre os valores de referência para a ingestão de nutrientes, por este motivo, a leitura do rótulo é tão importante para assegurar as funções vitais metabólicas, físicas e psicológicas e proteger a pessoa dos danos para a saúde relacionados com a dieta, afinal os suplementos não devem interferir no metabolismo natural.

Quando os suplementos nutricionais são úteis?

No caso de aumento da tensão física e mental, os suplementos alimentares podem fornecer suporte adicional ao corpo durante a prática esportiva, na terceira idade ou em circunstâncias especiais de vida. 

Após a nutrição artificial no hospital ou durante a gravidez e amamentação, por exemplo, a necessidade nutricional é aumentada. Nestes casos, suplementos com vitaminas e minerais adicionais podem ser úteis.

Algumas aplicações de suplementos alimentares recomendadas:

Atletas: independente da modalidade e intensidade dos exercícios, os suplementos dietéticos são indicados para as pessoas que, durante os treinos, desejam ir ‘mais longe, mais rápido e mais alto’ através da melhoria de desempenho, por exemplo, aumentando as reservas de energia, do tecido muscular ou evitando os danos às células causadas pelo reparo do exercício.

As substâncias presentes nos suplementos que aumentam o desempenho incluem, dentre outros, aminoácidos, antioxidantes, creatina, L-carnitina, taurina e cafeína. 

Maior necessidade na terceira idade: quando em comparação com os mais jovens, os idosos têm necessidades calóricas mais baixas e muitas vezes não comem de forma tão saudável e variada como deveriam. Deficiências de nutrientes são frequentemente encontradas nesta população. Vários estudos mostram que a ingestão direcionada de suplementos de vitaminas e minerais pode melhorar significativamente a saúde nesta faixa etária.

Aumento da exigência durante a gravidez: a ingestão de ácido fólico é particularmente importante durante a gravidez e a amamentação que impõem demandas especiais ao corpo e à quantidade necessária de substâncias vitais. Com uma dieta normal e saudável, o corpo produz nutrientes suficientes para mãe e filho. No entanto, se já houver desnutrição, são necessários suplementos que forneçam as vitaminas B, B1, B2, B6, B12, bem como a biotina, o ferro, o iodo, o magnésio e o zinco.

Estresse: seja físico ou psicológico, o estresse pode piorar o estado das vitaminas A, C e E ou dos minerais como o cálcio, potássio e magnésio no corpo. Qualquer pessoa que também faça dieta com frequência deve certificar-se de que tem uma ingestão adequada, por exemplo, através de suplementos de todas as vitaminas e minerais.

Recomendação de suplementos alimentares

A pessoa que acredita que precisa de fornecedores de energia adicionais deve esclarecer a necessidade com o especialista sobre qual suplemento alimentar é o mais adequado. As informações mais confiáveis ​​podem ser obtidas por meio de análises clínicas solicitadas pelo médico.

Veja mais notícias em nosso site.

Mais notícias